Saiba a importância deles
Os antioxidantes são substâncias presentes nos alimentos que oferecem inúmeros benefícios à saúde. Eles agem no organismo protegendo as células contra os ataques dos radicais livres.
Os radicais livres são compostos que causam danos oxidativos às células alterando o seu funcionamento ou causando sua morte. Podem aparecer no organismo através de atividades normais como a respiração ou de fontes externas como: poluição; fumo; álcool; radiação; alimentação rica em gorduras, açúcares e sódio; agrotóxicos e pesticidas; aditivos químicos presentes nos alimentos industrializados e entre várias outras fontes.
Esses radicais atacam as células saudáveis e podem causar uma série de doenças como doenças cardiovasculares, entre elas o infarto e o AVC (acidente vascular cerebral), doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, doenças reumáticas como artrite e vários tipos de cânceres.
Os antioxidantes agem no organismo prevenindo justamente o aparecimento dessas doenças, além do envelhecimento precoce à medida que combatem a ação dos radicais livres e fortalecem o sistema imunológico.
Os antioxidantes são mais encontrados em alimentos de origem vegetal, principalmente frutas, verduras e legumes. Existe uma infinidade de substâncias antioxidantes.
Principais com suas respectivas fontes alimentares
- Vitamina A: carne bovina, vísceras (principalmente o fígado), ovos e laticínios.
- Vitamina C: frutas como acerola, kiwi, limão, laranja, goiaba, abacaxi, etc. e verduras como brócolis, pimentão e folhosos.
- Vitamina E: ovos, vísceras, vegetais verde-escuros, gérmen de trigo e oleaginosas como castanhas e nozes.
- Ômega 3: peixes como sardinha, salmão e atum, sementes de linhaça e chia, azeite de oliva extravirgem e castanhas.
- Selênio: cereais integrais, oleaginosas como as castanhas, carnes, peixes e ovos.
- Zinco: carne vermelha, aves, peixes e outros frutos do mar, vísceras como o fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, soja e castanhas.
- Betacaroteno: alimentos de cores amarelo e alaranjado como abóbora, cenoura, pimentão amarelo, etc.
- Licopeno: alimentos de cor vermelha cuja principal fonte é o tomate.
- Antocianinas: alimentos de cor vermelha e roxa como morango, tomate, uva, beterraba, etc.
- Catequinas: frutas como morango e uva, chás como o chá verde e o chá preto, além de cacau e guaraná em pó.
- Resveratrol: alimentos de cor roxa, principalmente a uva roxa (pele e sementes).